BLOG PORTAL UZL - O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS E ENTRETENIMETOS DO RN, BRASIL E MUNDO

SEU BANNER AQUI

SEU BANNER AQUI

02 fevereiro 2018

Alunos da rede estadual do RN se destacam no SISU

Chelsea, Pedro, Guilherme, Sthephanie foram alguns dos alunos da rede estadual de ensino que conquistaram vagas, através da nota do ENEM, na tão sonhada universidade pública. Foco, dedicação e muitas horas de estudo foram os principais fatores apontados por eles para alcançar a tão sonhada vaga no ensino superior público.
A estudante Chelsea Maria, que estudou na Escola das Dunas, em Extremoz/RN, foi aprovada em primeiro lugar, nas cotas destinadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.


Segundo ela, a batalha foi árdua, mas valeu a pena. “Agora que passou eu me sinto extremamente aliviada e feliz, a sensação é gratificante demais. A minha conquista foi fruto desse esforço e de todo o apoio que eu recebi da minha família e dos educadores da escola onde estudei”, declarou a estudante.
Além da própria conquista, a jovem também comemorou a aprovação de Pedro Roberto Costa, que terminou os estudos na Escola Estadual Ferreira Itajubá, mas estudou com Chelsea na Escola das Dunas durante a primeira e segunda série do ensino médio. Pedro, de 17 anos, foi aprovado em terceiro lugar, também nas vagas destinadas para estudantes de escola pública, no curso de Medicina da UFRN.
Mesmo não frequentando a mesma escola, os dois estudantes se preparavam juntos para as provas do exame. “A preparação foi intensa. É preciso muita dedicação e abdicação de muitas coisas, inclusive de amigos”, ele disse. Mas como nos outros casos, todo esse foco gerou um resultado positivo. “Educação muda o mundo e muda as pessoas. Estudar vale a pena”, completou Pedro.
Os estudantes usaram a nota para participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil para quem realizou as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A chamada regular do Sistema foi divulgada no início da semana.
Foi assim que Guilherme Bessa, egresso da Escola Estadual José Cláudio Alves, localizada no município de Tabuleiro Grande, também conquistou sua aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco.
“Noites sem dormir, estudando bastante, com foco e metodologia. Esperava passar em Medicina, sim”, afirmou o jovem que conquistou 740 pontos na média do Exame.
Guilherme é aluno do ensino médio integral e passava grande parte do seu tempo estudando, seja em casa ou na escola. “Estudar até às três da manhã era rotineiro para mim. E às seis horas já acordava para a aula. Fazia três ou quatro redações por semana”, declarou ele.
Mais uma aluna na lista de aprovados é Sthephanie Batista, ex-aluna da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, localizada na cidade de Itaú, que conquistou uma vaga no curso de Ciência e Tecnologia na UFRN. “Estou muito feliz, não dá nem para descrever”, declarou.
Para a mãe, a professora Rose Martins que também é vinculada à Rede Estadual de Educação, a aprovação da filha não foi uma surpresa. “Confesso que nunca duvidei, aqui nós temos ótimos professores, e uma escola que oferece condição para aprendizagem do aluno,”disse.
Para o diretor da Escola das Dunas, o professor Cleyton Saint Clair a aprovação de estudantes como Chelsea, Pedro, Guilherme e Sthephanie se deve à parceria entre educação pública e alunos.
“Acredito na educação pública de qualidade, a Escola, a família e o aluno em conjunto conseguem resultados surpreendentes.  A Escola das Dunas, a Secretaria de Educação e todos os educadores que formam a comunidade escolar, lutam diariamente para que o aluno tenha uma Educação de qualidade”, ele pontuou.
As 16 diretorias regionais estão mapeando os aprovados que estudaram nas escolas da rede estadual. “São centenas. Isso nos deixa felizes, pois sabemos que o acesso ao ensino superior é uma conquista importante para esses jovens”, comemorou a Secretária de Educação do RN, Claudia Santa Rosa.
Os resultados revelam que a escola pública é viável. “Precisamos fortalecê-la cada vez mais para dar condições de aprendizagens a 100% dos estudantes. Todos estão de parabéns pelo êxito que alcançaram”, parabenizou a Secretária.
Lista de Espera
Os estudantes que não foram aprovados, ainda têm chances de ingressar no ensino superior federal. Quem não foi selecionado na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada, o SISU, pode participar da lista de espera do Sistema. Para fazer parte da lista, é necessário apenas acessar o campo do candidato no site www.sisu.mec.gov.br e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar. Os estudantes têm até o dia 7 de fevereiro para se inscrever. O resultado será divulgado no dia 9 de fevereiro.

 Via: Todo Natalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Blog Portal Uzl Não Se Responsabiliza Pelos Comentarios Do Leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...