BLOG PORTAL UZL - O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS E ENTRETENIMETOS DO RN, BRASIL E MUNDO

SEU BANNER AQUI

SEU BANNER AQUI

27 novembro 2011

Umarizal 53 anos de Emancipação Política

               
                Não podendo esquecer, que hoje é o aniversário da minha querida cidade, Umarizal.


              Embora NÃO tenha uma administração das melhores, (QUE É BEM CLARO VER ISSO), A nossa  cidade se destaca em algumas coisas, "Coisas essas que não vou citar aqui "(Por motivos pessoais). Mesmo assim, amo minha querida Cidade. 

Parabéns!

Cidade da região Oeste Potiguar. O clima é quente e semi-árido, fica a 400 Km de Natal, emancipou-se de Martins em 27/11/1958. Chamava-se Gavião, depois Divinópolis e por já existir cidade homônima em Minas Gerais, passou a se chamar Umarizal. Possui cursos de nível superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Letras e Economia e em 2007 o IBGE estima a sua população em 10.640 habitantes.

Municípios limítrofes Olho-d'Água do Borges, Martins, Riacho da Cruz, Portalegre

Distância até a capital 400 quilômetros.

História

No começo do século XVIII, quando foi concedido ao padre Manoel Pinheiro Teixeira e a Joseph Ferreira, sesmarias de terras situadas entre as serras da Mãe d'Água e a do Catolé, às margens do riacho Umary, tinha início uma povoamento e a primeira preocupação dos novos donos foi implantar fazendas de criação de gados e lavoura.

Inicialmente a comunidade foi denominada de Gavião, em virtude de parte das terras pertencentes ao padre João de Paiva, ficarem na nascente do riacho Gavião. Na trajetória pelo progresso local destacaram-se as figuras dos proprietários Domingos Rodrigues Pereira de Miranda, Francisco da Silva Cardoso e o Tenente Reginaldo Pereira de Oliveira.


Em virtude da prosperidade econômica ali desenvolvida, o Senado da Câmara de Natal nomeou em março de 1741, uma autoridade judiciária, o juiz de Vintena Bonifácio Soares Guedes para atender às demandas da localidade.


No início do século XIX, no povoamento de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saíam da Paraíba com destino a Mossoró. Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude. No ano de 1902, o arrumado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Interdência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. Em 1943, estava em fortalecimento econômico, e teve seu nome outra vez mudado, passando a se chamar Umarizal, numa referência à grande quantidade de umazeira existente na região, que consegue, mesmo em período de estiagem, molhar o solo debaixo de sua copa com gotejamento, sendo conhecida como a árvore que verte água.


No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar.

 
Economia

Tem sua principal fonte de renda na agricultura familiar, clima quente de semi-árido que torna a agricultura convencional um pouco difícil de ser trabalhada, mas com algumas tecnologias adaptadas ao semí-árido é possível se conviver bem na região.

Possui uma indústria de Carrocerias (Vicunha) de pequenos e médios caminhões, sendo essa uma das principais referências nos estados de Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Ela é um dos maiores orgulhos da cidade pois além de levar o nome da cidade para os mais longínquos lugares, ela tem um peso significativo na economia local e um trabalho de formação de apredizes no ofício da marcenaria e trabalhos afins na produção de carocerias.

 
Educação

O município possui uma série de escolas das redes estaduais e municipais que agregam os estudantes do município e de suas áreas rurais.

Escolas Estaduais:

Escola Estadual Zenon de Sousa
Escola Estadual '11 de Agosto'
Escola Estadual Dina de Brito
Escola Estadual Paulo Abílio
Escola Estadual Profª Anália Costa
 

Escolas Municipais:

Escola Municipal Tancredo Neves
Escola Municipal Santa Filomena
Além de outras não citadas aqui.
A cidade de Umarizal também possui duas escola privadas, que atendem a demanda da cidade e são elas:

Escola Germano Sobrinho
Colégio Efetivo. 


Veja algumas fotos do nosso Município 








Volto com mais...

2 comentários:

A Blog Portal Uzl Não Se Responsabiliza Pelos Comentarios Do Leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...