BLOG PORTAL UZL - O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS E ENTRETENIMETOS DO RN, BRASIL E MUNDO

SEU BANNER AQUI

SEU BANNER AQUI

22 outubro 2011

Às 13h deste sábado começam as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões, divididas igualmente entre as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Como aproveitar bem esse tempo? "Em primeiro lugar, é preciso ir fazer a prova com calma, traquilidade e muita autoconfiança", afirma Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo.

Depois de conferir o número de questões e os dados pessoais do caderno de provas, conforme orientação do MEC (Ministério da Educação), os candidatos não podem esquecer de marcar a cor do caderno de prova no cartão de respostas. Realizados esses procedimentos, é hora de ir para as perguntas.
"Nos testes, a recomendação é resolver inicialmente as questões mais fáceis, aquelas que em uma primeira leitura o candidato já sabe a resposta", orienta Nascimento. O professor afirma que se o candidato ficar "brigando com os testes mais difíceis , vai faltar tempo". As questões mais complexas devem ser deixadas de lado para uma segunda leitura mais atenta. "É como um joguinho de 'pega varetas' - primeiro você vai nas mais fáceis e deixa as mais complicadas para o final".

Nascimento também alerta que o estudante não deve fazer a prova com pressa: "O candidato precisa lutar até o último segundo, não deixar nada em branco. Não vale fazer o exame rápido, só porque o namorado está esperando", disse. Ele orienta os estudantes a lerem com muita atenção as questões que gerarem mais dúvidas. "Às vezes, a resposta pode estar nos enunciados. O Enem pede uma leitura atenta, mas não devagar".   


No domingo, além das 90 questões, os candidatos também deverão fazer uma redação. O tempo de prova é maior, 5h30. "Começar com a redação ou não depende de cada um. É bom dar uma calibrada, fazer os testes mais fáceis, ir para a redação, voltar para os testes mais difíceis", disse Nascimento. Ele alerta para o perigo de começar pela redação, "se empolgar" e faltar tempo para responder as perguntas.


Para Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Curso e Colégio Objetivo, o ideal é ler pelo menos o tema proposto primeiro e depois fazer o resto da prova. "O estudante vai para as questões já pensando no que ele pode fazer no texto. Pensando em como aproveitar as próprias questões para fazer a redação", orientou.


E naõ adianta nada fazer a prova em um bom tempo, responder todas as questões e esquecer de passar as respostas para o cartão oficial. "Se o aluno tiver certeza do que respondeu, é bom já passar para a folha de resposta, para não correr o risco de fazer todas as questões e não dar tempo de passar para o gabarito oficial", lembrou Nascimento.

Recomendações

No sábado e no domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília. Ou seja: se você mora em algum Estado sem horário de verão ou com fuso diferente do do resto do país, preste atenção. Atrasos não serão tolerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Blog Portal Uzl Não Se Responsabiliza Pelos Comentarios Do Leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...